Como a Geração Z Quebrou o Funil De Marketing
O funil de marketing clássico que uma vez fluiu tão suavemente quanto as vendas geradas, estão com seus dias contados.
O famoso funil de marketing que chamamos de AIDA (Atenção, Interesse, Desejo, Ação) está acabando desde quando a geração Z entendeu que podem muito mais.
A Geração Z mergulhou com necessidades de gratificação instantânea, capacidade de atenção do TikTok e formas de amar memes e mais entretenimento, assim deixando o funil em leitura ou videos longos.
O nosso funil clássico AIDA tem sido revertido, resultando em funil de marketing dinâmico, embora seja um pouco caótico, sendo influenciado e criado pelos próprios consumidores, não tem muito o que fazer.
Como resultado o funil precisa acompanhar às tendências e mudanças de comportamento e preferências do consumidor, trazendo para as marcar um desafio maior para se adaptar a essas rápidas mudanças.
Agora, com a capacidade de atenção descendo para 8 segundos, a competição é acirrada e a concorrência entre as marcas só cresce, precisando cortar ruídos e tentar ao máximo conexões reais com a nova geração.
Índice
O Fim do Funil de Marketing Clássico
O que, então aconteceu com o antigo funil confiável de marketing?
Vamos começar a defini-lo para o benefício de todos os envolvidos.
A natureza tradicional do funil de marketing é uma estrutura que define a jornada de um consumidor desde a primeira interação com a marca até ação de fazer uma compra.
- Consciência: O potencial cliente já ouviu falar da marca.
- Interesse: Eles estão prontos e ansiosos para aprender e saber mais sobre a marca.
- Desejo: Eles veem algo que gostou e já começa a idealizar e pensar “eu preciso disso!”
- Ação: Quando o consumidor participa de uma ação que a marca propôs ou faz uma compra.
Agora, para uma geração que está sendo criada na satisfação instantânea, por meio de rolagem sem fim, mensagens diretas, passar por um longo processo simplesmente não está mais funcionando.
Já se foram os dias de paciência até para nós mais velhos imagina para eles.
A geração Z não tem paciência para a velha escola do funil de vendas, onde você espera e-mail e vídeo aulas maçantes, no momento é eles que fazem as regras do jogo e querem que as marcas e criadores de conteúdo que vendem algo os alcance onde eles estão.
E realmente por mais que o velho e antigo funil seja funcional ele se tornou algo repetitivo, lento e desatualizado.
Essa geração tem impulsionado a urgência e soluções rápidas para agora.
As marcas, empresas, não devem mais simplesmente manter um monólogo, mas entrar em um diálogo. E com essa mudança as marcas terão que mostrar mais transparência e autenticidade nas mensagens.
Quantas vezes você pulou um vídeo do IG/TikTok porque demorou muito para chegar ao ponto? (Perdi a conta)
O Efeito Borboleta do Novo Funil de Marketing
Vídeos curtos estão esmagando os registros de visualização, a mídia social treinou a Geração Z para possuir conteúdo em alta velocidade, ao invés de investir em algo mais lento, eles coloram um golpe de dopamina.
Agora, um anúncio tem apenas alguns segundos para fazer seu caso. A menos que…Uma marca possa entretê-los naquele primeiro instante.
Uma coisa pavorosa é que um estudo da Universidade do Sul da Califórnia acompanhou 2.800 alunos do ensino médio (Gen Z) por dois anos. A pesquisa descobriu que, com o maior uso das mídias sociais, os participantes tinham 53% mais chances de apresentar novos sintomas de TDAH.
Mais uma vez confirmando que a atenção precisa ser capturada rapidamente para satisfazer os desejos do consumidor ou correr o risco deles irem embora.
“Gatos vendem melhor do que celebridades”, disse uma vez um garoto da GeraçãoZ
Isso pode parecer meio louco, mais gatos tendem a ofuscar ossos de celebridades, o marketing de memes é o melhor ingredientes, basta olhar para esses grandes perfis de memes.
A Geração Z ama coisas engraçadas, icônicos, consigo enxergar isso pelas coisas que meu irmão compartilha comigo.
Veja o Serasa, Netflix, O Boticário ( começou recentemente com comentários em videos). O marketing de memes faz com que as marcas pareça acessível e digna de compartilhamento.
Essa nova geração possui muita afinidade com marcar que ressoam suas lutas pessoais, conscientização sobre saúde mental, questões sociais, estudantil, etc.
Marcas que se inclinam para o humor.
Marcas que se inclinam para o humor Tem o Poder do Conteúdo Compartilhável.
Se feito corretamente, o conteúdo compartilhável aumenta a visibilidade organicamente e ajuda a construir um senso de comunidade entre os consumidores da Geração Z pulando todo o estágio de “consciência” do funil de marketing..
E se essas marcas querem permanecer relevantes, então elas precisam participar da conversa e jogar junto de acordo com as circunstâncias que mudam a cada momento.
O Novo “Funil” de Marketing
O novo funil de marketing é uma jornada dinâmica e multidirecional que reflete os comportamentos e preferências da Geração Z. Adaptável às tendências emergentes e funciona em um ritmo acelerado.
Fase de descoberta
A Geração Z pode se deparar com um clipe envolvente do TikTok, percorrer o Instagram para buscar mais detalhes e conferir o YouTube para avaliações — tudo antes mesmo de considerar uma compra. O funil começa com as mídias sociais, abrindo um campo bastante amplo e flexível de oportunidades.
As marcas precisam estar em todos os lugares e criar conteúdo envolvente que capture a atenção do público. Este estágio tem tudo a ver com visibilidade e causar uma primeira impressão memorável.
Fase de Pesquisa
Aqui inicia algum tipo de investigação tradicional que é muito comum. Experiências reais tende a ser mais válido do que anúncios colocados e encenados.
Marcas que entendem essa fase mostram UGC, como depoimentos, unboxings e avaliações de clientes.
Autenticidade é tudo; quanto mais genuíno o conteúdo, melhor.
Fase de Decisão
Por meio de comentários, mensagens diretas e interações de mídia social, nesta fase, a Geração Z se envolve diretamente com a marca. Eles desejam autenticidade através de respostas diretas. Marcas que se preocupam com a comunidade e estão dispostas a ter um diálogo genuíno geram confiança e lealdade.
Os clientes querem agora, e eles querem fácil: checkout sem atrito, entrega rápida e devoluções sem complicações.
Fase Pós-Compra
A Geração Z adora compartilhar, fotos, feedback, experiências postando comentários que influenciam seus amigos e seguidores.
Pensamentos finais de funil de marketing para agora.
A Geração Z não apenas quebrou o funil de marketing; eles basicamente o reconstruíram. É mais engraçado, rápido e mais caótico.
Esse é o famoso efeito bola de neve, cria um ciclo virtuoso de engajamento e lealdade, que então se transforma em bolas de neve. E o loop continua, atraindo assim mais e mais colegas para se juntar ao funil.
As marcas precisam ser rápidas para se adaptar às rápidas mudanças nos comportamentos do consumidor. Abraçar essa nova paisagem pode ser assustador e bastante competitivo.
você também pode gostar:
0 Comentários