Como Aumentar o Tráfego do Site – O Guia Para Dominar o Pinterest 2023
Você está em uma relação de amor e ódio com o Pinterest e não sabe Como aumentar o Tráfego do Site e domina-lo? calma.
Passei pelo mesmo.
O Pinterest em 2020 não foi muito gentil com os usuários, ele tem mudado seu algoritmo quase que na velocidade da luz.
Quero deixar claro que este post foca especificamente no Pinterest para blogueiros.
Infelizmente, algumas estratégias que funcionavam alguns anos atrás deixou de funcionar.
Então, se o seu tráfego caiu no Pinterest, você achará esse post de grande utilidade, aqui está o que eu irei cobrir.
- Como o Pinterest ganha dinheiro com os usuários e as principais mudanças no algoritmo.
- Quais métricas no Pinterest importa e como encontrá-la
- Estratégias que estão funcionando e as que não estão funcionando
- O que fazer quando os Pinos não tiverem ganhando repercutição
- Como passar pouco tempo no Pinterest e mesmo assim obter tráfego orgânico.
- Em que você precisa prestar atenção no Pinterest.
Aqui eu inclui minhas pesquisas e estudos feitos nos últimos meses, Portanto pode ser algo opressor. Então marque essa postagem para voltar nela.
Use o índice abaixo para pular para as seções desejadas.
Índice
Um pouco da minha história com o Pinterest
Comecei minha conta no Pinterest em 2018. Não prestei muita atenção e usei como conta pessoal e as vezes publicava algumas coisas do meu blog antigo. Depois em 2019 comecei a usa-lo no meu blog de forma profissional e aumentei demais o tráfego orgânico do meu blog.
Tenho seguido as mesmas estratégia por praticamente 2 anos.
Cheguei a usar o Tailwind para fazer agendamentos para mim.
Porém, em 2020 meu tráfego do Pinterest diminui.
E na verdade o Pinterest é um dos primeiros na seção quando se trata de tráfego orgânico, então tive que fazer algo a respeito.
Parei de usar o Tailwind e passei a fazer fixação manualmente, sim foi bem estressante por um tempo.
Eu precisava acelerar meu sucesso e queria um melhor entendimento da fixação manual, então comprei o Curso de Estratégias de Pinterest da Tatiane Farias.
É de longe o melhor Curso de Pinterest que já comprei ou encontrei. Ele foi atualizado em 2020 para incluir as estratégias mais recentes que estão funcionando agora.
E a melhor parte é que ela não se concentra somente no Pinterest para blogueiros mas também para quem não tem blog e só usa mídias sociais e também quem tem e-commerce.
Seus pins são estritamente no nicho de renda extra e doces gourmet. Então sim. Este Curso pode funcionar para blogueiros de qualquer nicho.
Eu recomendo fortemente este Treinamento para blogueiros iniciantes, intermediários e avançados, porque mesmo depois de estar no Pinterest por 2 anos, havia muitas coisas que eu não sabia, mas aprendi com este Curso.
Antes de falarmos sobre as mudanças de algoritmo e estratégias aprofundadas que funcionam para mim, preciso que você entenda como o Pinterest ganha dinheiro com os usuários.
Como o Pinterest ganha dinheiro
O Pinterest atualmente ganha dinheiro com pins e anúncios promovidos.
Hoje, a maioria das pessoas usa o Pinterest como mecanismo de pesquisa para salvar ideias e receitas. E cada pino leva ao caminho de algum site de uma pessoa. E acontece que as pessoas acabam se afastando da plataforma automaticamente quando encontra um pin interessante.
Isso é muito ruim para o Pinterest, porque agora você não está vendo os pins promovidos. E eles estão fazendo marketing para uma parede em branco.
O Pinterest ganha dinheiro com publicidade, especificamente, pins promovidos. Esses pinos promovidos são anúncios que se parecem com pinos gerados pelo usuário (postagens).
A empresa gerou US $ 756 milhões em receita no ano passado, mas registrou um prejuízo líquido de US $ 63 milhões. Você pode ler mais sobre isso aqui.
Principais mudanças no algoritmo do Pinterest
O Pinterest fez muitas, muitas mudanças em seu algoritmo em 2020. Mas por quê?
Eles precisam pagar seus investidores, o que significa que precisam aumentar suas margens de lucro.
O que isso significa para todos nós?
Eles continuaram a fazer mais alterações de algoritmo e teremos que acompanhar o ritmo da batida.
E embora eu não possa cobrir todas as atualizações que eles fizeram, quero discutir algumas que têm repercussões importantes em nossas estratégias de fixação.
1. As placas compartilhadas não importam tanto mais.
Se você participasse de 5 a 10 placas de grupo, poderia prender seus pinos a essas placas e obter muito tráfego, pois seus pinos seriam mostrados a todas as pessoas que seguem aquele painel de grupo específico.
Foi assim que conseguimos aumentar o tráfego orgânico do site rápido e foi bastante surreal o quão rápido todos nós crescemos, mesmo eu tendo um blog grátis ( que cabeça dura essa minha ).
Mas o Pinterest não valoriza tanto mais. Portanto, mesmo que você fixe seu pin em 5-10 placas de grupo agora, há uma boa chance de que você veja apenas uma pequena quantidade de tráfego.
Como consertar isso?
Deixe os painéis do Grupo com baixo desempenho.
A melhor maneira de descobrir isso? Vá para o seu Pinterest Analytics> pastas principais. E confira os painéis que recebem o menor número de cliques e impressões.
Mantenha uma guia nas placas que estão no final. E verifique o mesmo um mês depois. Se esses mesmos painéis estiverem indo mal, você pode deixá-los permanentemente ou excluí-los se forem seus próprios painéis.
Deixe os painéis do Grupo que não estão focados em seu nicho ou os painéis do Grupo que se concentram em mais de um nicho. Isso confunde o Pinterest porque gosta de consistência e foco.
Então não se apegue neles.
2. O Pinterest quer pins novos só assim você conseguirá aumentar o tráfego do site
Eles foram bem específicos quando disseram isso.
Isso é o que o Pinterest disse oficialmente,
Ter algumas imagens diferentes para um determinado conteúdo pode ser uma forma eficaz de testar o desempenho criativo. No entanto, não incentivamos a criação de um número excessivo de Pins para a mesma ideia ou receita. Quando falamos sobre conteúdo novo, isso realmente se refere a novas ideias ou partes de conteúdo.
Leia o restante dessas atualizações do Pinterest aqui
A verdade é que eles querem mais conteúdo novo . Não apenas mais alfinetes.
Veja, eu escrevo apenas 1 postagem por semana se for conteúdos mais densos se for algum tipo de conteúdo mais rápido coloco 2 na semana porque gosto de escrever posts de 2-3 mil palavras. Portanto, há poucas vezes em que posso fixar essas postagens no Pinterest.
No entanto, existe uma maneira de equilibrar conteúdo novo e pins novos. Vou discutir isso mais adiante no post.
3. Fazer repin agora é quase, totalmente inutil.
Anteriormente, a estratégia era: “Afixe 80% do seu próprio conteúdo e repin 20% do conteúdo de terceiros”.
Infelizmente, o Pinterest não está apreciando mais isso. Aqui está o que eles disseram,
O Pinterest incentiva os criadores a publicar conteúdo novo e original regularmente como a melhor forma de construir uma audiência no Pinterest. Encorajamos novas publicações em vez de salvar outras pessoas ou seu próprio conteúdo já fixado. Pinadores vêm à nossa plataforma para encontrar novas ideias e, à medida que continuamos a atualizar nosso serviço, priorizaremos o novo conteúdo original publicado pelos criadores em vez dos salvos.
Eles estão priorizando novos conteúdos originais publicados pelos próprios Criadores em vez dos salvos. Então, Pare de repinning os pinos dos outros.
Quanto a repinar seus próprios pins, descreverei como você pode fazer isso de forma eficaz sem ser marcado como spam ou perder seu alcance mais adiante.
Continue lendo isso.
4. Excluir pins não tem mais efeito.
Em alguns momentos, foi útil eliminar pinos de baixo desempenho. Mas o Pinterest deixou bem claro e disse oficialmente que a exclusão de pinos não tem mais efeito em sua conta.
Veja o que eles disseram a respeito,
O arquivamento de painéis com Pins antigos não afetará o desempenho de seus outros Pins. Os Pins de arquivo simplesmente não receberão nenhuma distribuição.
Portanto, pare de perder tempo excluindo pinos ruins. Deixe-os em paz.
Quem sabe eles podem pegar mais tarde.
Ok, agora que cobri as principais atualizações do algoritmo do Pinterest, vamos passar para as estratégias que estão realmente funcionando e que podem ser seguidas em 2021.
5.
Quais métricas importam no Pinterest e como encontra-las?
Métricas de visualizadores mensais é uma pura vaidade não é uma métrica com a qual você deva se preocupar, pois isso não o ajuda de forma alguma. Essas impressões mensais também incluem as impressões dos pins de terceiros que você está fixando em seu perfil.
O que realmente importa é o tráfego do seu blog – os cliques no link. Porque é isso que realmente ajuda o seu blog a crescer.
Onde encontrar?
No Google Analytics, vá para Aquisição> Social> Referências de rede . Ajuste a data para ver quanto tráfego o Pinterest está trazendo mensalmente.
Esta é a principal métrica com a qual você deve se preocupar.
Além disso, você também deve prestar atenção às métricas do Pin (cliques em links, não salvos) e painéis que estão funcionando para você. O Curso Pinterest Pro da Tatiane Faria explica em detalhes quais métricas você precisa manter o controle e com que frequência você precisa fazer isso.
Como aumentar o tráfego do seu site: estratégias do Pinterest que funcionam atualmente em 2023
Fui a caça igual aquelas mulheres da caverna, em busca de saber como aumentar o tráfego meu site, inclusive hoje estou mais focada no Pinterest para afiliados
Então, antes de entrar nas principais estratégias que funcionam para mim, você precisa ter certeza de que tem pelo menos todos os princípios básicos cobertos como um Blogueiro para que sua conta tenha potencial para crescer.
- Sua biografia deve incluir palavras-chave e um link para uma atualização de conteúdo para que você crie sua lista de e-mail.
- Tenha uma conta comercial porque terá acesso às análises do Pinterest.
- Você tem que reivindicar seu site e suas outras mídias sociais.
- Habilite pinos ricos.
Se já estiver com isso pronto, é hora de mergulhar.
1. Esteja focado em seu nicho
Ou seja, se você é um blogueiro de viajem, todas as suas pastas devem ser relacionadas a viagens. Se você é um blogueiro de culinária, todas as suas placas devem ser relacionadas a comidas.
Você não pode ter várias placas em nichos diferentes e esperar um crescimento rápido. Esquece.
Exclua as placas que não se encaixa no seu nicho. Isso ajudará o Pinterest a entender do que se trata o seu negócio. Se você não puder excluí-lo, esconda o quadro tornando-o um quadro oculto.
Por exemplo, como faço um blog sobre negócios online, criei um quadro chamado “Negócios Online” e tenho pins relacionados somente com ganhar dinheiro online.
Os nomes da suas pastas devem ser relevantes para o seu nicho. Edite a descrição para incluir palavras-chave relacionadas ao assunto. Depois de excluir pastas irrelevantes, percebi que meus pinos começaram a funcionar melhor.
2. Tenha consistência
Sempre irei bater nessa tecla até quebra-la.
Eu tenho colocado 2 novos pins por dia em minha conta. Se eu tiver mais alfinetes sobrando, coloco o pino 3.
Já se foi o tempo em que eu costumava fixar de 5 a 10 pinos por dia. Agora você corre o risco de ser marcado como Spam.
Não fixo os pinos em várias placas e não faço muitos pinos em placas de grupo. Isso fez uma grande diferença.
Há alguns dias, fixei um pino em apenas um dos meus próprios painéis usando o Pinterest (manualmente) e, em 2 dias, posso ver o pino decolando lentamente.
Usei a estratégia do Curso da Tati. Seu Curso de como usar o Pinterest estrategicamente que investiga qual método de fixação manual usar para decolar no Pinterest.
Ela também disseca sua própria estratégia no Pinterest e diz a você exatamente quantos pins você deve fixar por dia e quando você deve passar para técnicas mais avançadas.
Se você adquirir este Curso, seguir as estratégias dela e implementar com meus bônus, você pode parar de se preocupar com o Pinterest. É uma grande economia de tempo aplicar as estratégias dela e as minhas.
3. Uso de Palavras-chave e Hashtag
As palavras-chave serve para dizer do que se trata o seu negócio / pin / nicho.
O que significa que, como meu nicho é sobre negócios online, eu precisaria colocar essas palavras-chave em vários lugares, como:
- A descrição da sua biografia
- Suas descrições de pastas
- Cada uma das suas descrições de pin
- Sua alt-tag em sua imagem (imagens que você carrega em seu site)
- Seu nome de arquivo de imagem (que você armazena em sua área de trabalho)
- URL do seu site (aquele a partir do qual você está fixando)
Lembre-se, o Pinterest também pode ler textos em suas imagens, desde que não seja uma fonte de script. Ou seja, se eu fixar uma imagem como esta:
E agora, o uso das hashtags no Pinterest voltaram e está clicável tanto no computador quanto no celular, use-as com sabedoria
4. Passe tempo na plataforma do Pinterest
O Pinterest quer que você passe mais tempo na plataforma. Ele está recompensando os usuários ativos porque deseja que você veja seus pins promovidos.
É assim que eles ganham dinheiro, entende?
Gaste pelo menos 10 minutos todos os dias no Pinterest.
Coloque 2 a 5 dos seus pins no Pinterest primeiro. Em seguida, vá até o feed inicial e fixe 2-3 pinos de terceiros em suas placas. Faça isso com moderação.
Se você vir seu próprio pino no feed da página inicial, não há problema em colocar 2 deles também.
Continuo dizendo (2-5) porque menos é mais agora.
Abrace o conceito. Incorpore-o à sua rotina diária.
Cuidado para não fixar vários pinos para não correr o risco de ser marcado como spam. Evite esse risco.
5. Como usar Google Analytics para ver quais pinos estão trazendo mais tráfego
Basta acessar o painel do Google Analytics e ir para Aquisição> Redes Sociais> Referências de rede.
Você obterá as principais páginas do seu site que recebem visualizações do Pinterest.
comecei a usar agora o novo Google Analytics e estou esperando algumas atualizações da minha conta.
Então, irá aparecer assim caso esteja usando a versão antiga do Google Analytics.
Veja qual pino está trazendo esse tráfego.
Observe essas 2 coisas:
- Sua postagem do blog em si é um tópico realmente viral no Pinterest – crie 2 a 3 pinos com o mesmo título, mas com imagens e cores diferentes, e fixe-os no Pinterest para ordenhar o quanto puder.
- Se o alfinete é atraente e está indo muito bem. Nesse caso, altere a cor das fontes e edite o alfinete levemente em sua imagem para torná-lo um novo alfinete. Fixe o novo pino no Pinterest.
Agora que sei que esse método específico funciona bem, tenho explorado essa estratégia com mais frequência.
Além disso, você tem uma chance melhor de se tornar viral e obter mais cliques no Pinterest.
Se você fizer isso, terá uma boa ideia do que está funcionando e do que não está para você.
6. Imagens importam no Pinterest
Como você já sabe que o Pinterest pode ver as imagens e ler.
É hora de você saber que imagens exclusivas faz o seu pin se torna viral.
Eles têm um software que lê suas imagens. Portanto, se você é um blogueiro de maternidade e inclui a foto de um bebê em seu pin, eles podem fazer a conexão e dizer do que se trata seu pin, além de suas palavras-chave e sua descrição.
Choquei quando descobri isso!
No entanto, mantenha o equilíbrio entre pins com algumas ilustrações e fotos. para ter chances justa de classificação.
Porém usar fotos gratuitas as vezes não ajuda muito.
Acontece que as vezes o Pinterest não deixa que um pin ganhe tanta força por estar usando imagens gratuitas.
Os pins que pagaram por fotos de ações se saíram muito melhor nessa.
Calma.
Porém, isso não quer dizer que você não se tornará viral, lembra que o Pinterest ainda vai olhar para o texto escrito em sua imagem, titulo e descrição.
Então, ainda sim tem chances de se classificar.
Mais eu tive o prazer de experimentar por 30 dias essa estratégia usando o Canva Pro gratuitamente. E posso dizer com toda certeza que imagens únicas fazem uma grande diferença.
7. Você pode extrair um lindo tráfego do Google para o seu blog usando o Pinterest e SEO
Confiamos que o SEO para blog é o suficiente. Na maioria dos casos, é. Mais o Pinterest ajuda demais.
Quanto mais compartilhamentos você conseguir no Pinterest, mais alta será sua classificação no Google.
Deixe-me mostrar isso:
Este pin específico que criei para minha postagem sobre 3 truques para criar posts virais foi muito bem.
Por ter tantos compartilhamentos do Pinterest, atualmente está classificado na primeira página Google para as palavras-chave “posts virais”.
Apenas usando SEO e o Pinterest.
Use ambos lado a lado se quiser aumentar o tráfego do seu blog e sua classificação no Google.
Se você já está implementando todas as estratégias existentes e ainda não está vendo resultados, continue aqui.
Por que meus alfinetes não estão ganhando força para aumentar o tráfego?
A realidade é que quando adiciono um novo pin, não o vejo funcionando como antes. Isto é normal. E fique tranquilo com o fato de que os Pins não estão tão bem quanto antes.
O novo algoritmo do Pinterest está querendo nos embaralhar.
Pode levar algumas semanas para que um alfinete comece a decolar. Tati cobre esse ponto dentro do seu Curso.
Alguns dos meus antigos alfinetes que fixei estão decolando agora e trazendo tráfego para mim.
Por isso, que você precisa ser super consistente.
Não perca tanto tempo com essas essas estratégias do Pinterest para aumentar o tráfego do site
1. Histórias do Pinterest
O Pinterest introduziu histórias do Pinterest para manter as pessoas na plataforma, mas são praticamente inúteis para nós, blogueiros, porque você não pode inserir links nelas.
Sem dúvida, aumentará o número de visualizações mensais do Pinterest, mas é um desperdício e pura vaidade.
Um desperdício.
2. Pinos em vídeo
Experimente, mas se não funcionar, pare de fazer pinos de vídeo totalmente.
Os pinos de vídeo obtêm muitas visualizações. Mas eles não ajudam a obter cliques de volta para seu site. O que adianta?
Vai continuar apenas aumentando sua métrica de vaidade.
Fiz um pino de vídeo, ele teve bastante visualizações e cliques. Mas não me trouxe retornos de cliques para fora que é o importa para mim no momento, a não ser que você queira ganhar seguidores para seu perfil, ai sim vale apena.
Ficou difícil para as pessoas clicarem nos pinos de vídeo e acessarem o site. Mais eu te disse sobre eles quererem que você passe um tempo na plataforma deles. é isso ai.
Me diz se é ou não um desperdício?
Em vez disso, gaste seu precioso tempo criando conteúdos que será bem melhor e trará melhores resultados.
3. Repinagem
Deixe o Pinterest fazer o trabalho dele agora.
Depois de adicionar um alfinete a um quadro, não se preocupe em ficar repinando que nem louco para outras pessoas. Basta fixá-lo uma vez em uma placa relevante e deixar por isso mesmo.
Fixar novamente fará mais mal do que bem, lembre-se disso.
Coisas que você precisa prestar atenção no Pinterest + Recursos:
1. Títulos de pin
Os títulos dos seus pins são muito importantes se você quer aumentar o tráfego e, se forem bons, você obterá engajamento.
Nunca me importei com isso, mas agora, mais do que nunca, os títulos do Pinterest são importantes sem ele é quase impossível aumentar o tráfego. Preste atenção ao design do seu alfinete e como você escreve seus títulos. Eu recomendo fortemente o Pinterest Pro lá você irá aprender:
- Como usar Copys e Gatilhos mentais para obter mais cliques
- Como criar estratégia de públicação no Pinterest
- Alguns truques interessantes de vendas em pastas sazonais.
- Como criar um funil de vendas orgânico usando o Pinterest
E muito mais… Então, se você está lutando para fazer pinos clicáveis de uma olhada nesse curso.
2. Design de pin
Após observação cuidadosa, percebi que os pins que se saíram muito bem no Pinterest eram altos.
Agora, certifico-me de que todos os meus pinos são de 1000 x 1500 pixels ou 1000 x 1800 pixels.
Alfinetes altos se saem extremamente bem no Pinterest. Alfinetes largos? Nem tanto.
Se você tiver um modelo exclusivo, as pessoas reconhecerão seus pins no momento em que o virem.
Leia as dicas a seguir para saber como criar pinos clicáveis.
- Crie alfinetes mais claros com tons mais avermelhados ou amarelados. Alfinetes mais escuros com tons de azul ou verde não são fixados com muita frequência.
- Não use mais de 2-3 fontes.
- Certifique-se de que seus pinos tenham sempre as mesmas dimensões. (por exemplo: 1000 x 1500 px)
- Inclua o nome do seu blog.
3. Tenha frequência de fixação por favor.
Dedique de 10 a 15 minutos por dia ao Pinterest.
Esses pinos que você está fixando agora irão decolar lentamente e sua consistência o recompensará.
Dê um tempo, Senhora.
Como gastar menos tempo no Pinterest, e como aumentar o tráfego do site?
Se você ainda está coçando a cabeça se perguntando como uma pessoa pode lidar com o Pinterest e seu blog e não ficar louca tentando aumentar o tráfego do site, não se preocupe …
Use modelos de Pin.
crie alfinetes do zero é uma covardia que você fará contigo mesmo.
Esta é uma grande perda de tempo e uma tarefa de baixo valor. Considere investir em alguns modelos do Pinterest que você pode continuar ajustando. então super indico os templates Pins de Sucesso Para Pinterest – Templates Criativos, terá acesso a vários modelos de pins virais do Pinterest.
No entanto, se você está procurando alguns modelos de Pinterest bons e acessíveis agora, eu recomendo estes fortemente:
Se você está procurando a melhor relação custo-benefício, é isso. Você terá acesso a mais de 50+ modelos de templates para o Pinterest que podem basicamente reutilizar para sempre. Confira o pacote de modelos de pin do Pinterest aqui.
Esses modelos de pinos são extremamente fáceis de ler e simples. Portanto, eu recomendo fortemente esses modelos de alfinetes se você estiver procurando um design de alfinetes limpo e organizado.
Isso o ajudará a não enlouquecer com o Pinterest e você só precisará gastar 10-15 minutos por dia nele. Eu prometo.
Muito experiente hein?
Chegamos ao fim de como aumentar o tráfego do site.
Eu sei que cobri muitos pontos importantes aqui sobre o Pinterest. Mas, se você está decido a parar de ser apenas um amador no Pinterest e quer trabalhar de forma profissional e aumentar o tráfego do site sugiro que invista no Pinterest Pro.
Ela me ajudou a entender quais estratégias eu preciso manter o foco e quais estratégias eu precisava abandonar completamente. Ela também lhe dá uma estratégia para repinar seus pinos que estão indo bem. Experimentei esse método e me ajudou a aumentar meus cliques!
Além disso, ela responde a várias de minhas dúvidas persistentes em seu grupo de suporte aos alunos.
É extremamente econômico e inclui muito mais estratégias que você pode implementar imediatamente. Se o Pinterest está gerando uma boa quantidade de tráfego ou se sua proporção de tráfego do Pinterest é maior do que o tráfego de SEO, então sim, considere isso.
Confira o Curso aqui, você não vai se arrepender desse investimento.
Por último, se você estiver no de negócios online, pode seguir minha conta no Pinterest para ter certeza de que está atualizado com minhas dicas e recursos de blog mais recentes.
Por enquanto é isso…
Se você chegou até aqui no final, está totalmente atualizado sobre o que está funcionando hoje no Pinterest.
Por favor, deixe um comentário abaixo se você tiver dúvidas, terei o maior prazer em respondê-lo o mais rápido possível.
Você pode gostar:
- Como fazer um funil de vendas poderoso em seu negócio online
- Como começar um blog para ganhar dinheiro em 2021
- Como escolher um nicho lucrativos e inexplorado
9 Comentários
Que matéria maravilhosa, eu mesma uso muito o Pinterest ,só que notei que do ano passado para cá deu uma caída mesmo .
realmente o Pinterest jogou demais para baixo alguns perfis e Pins mas depois que comecei aplicar essas dicas do post e vê o que eles estavam falando sobre criação de conteúdo começou a voltar minhas impressões e cliques.
Sou autoditada no PINTEREST. E acho que a entrega dos pins tem sido afetada nos últimos tempos por conta dos anunciantes…. 70% do meu tráfego vem do Pinterest…e pra quem está começando no mundo dos blogs vale muito a pena esse investimento!
Também já estou observando como está a movimentação de quem está anunciando sobre cliques de saida etc… E estou vendo que realmente está valendo apena anunciar.
Muito bom seu post, conteúdo bem explicativo.
Eu amo usar o Pinterest mas ainda preciso aprender mais sobre ele.
essa plataforma excelente! parabéns pelo artigo gostei
Que bom que você gostou dessas dicas de Pinterest. Obrigada <3
muito bom artigo parabéns
Fico contente em saber que você gostou de saber como aumentar o tráfego do site.