Como ter organização financeira nessa era do consumismo

Ok, eu sei o quanto é difícil ter organização financeira nessa era que estamos enfrentando, um caos instalado de consumismo, saber como ter organização financeira está começando a virar prioridade na vida de muitas pessoas, inclusive na minha e na sua que está aqui lendo.

Confesso que já fui a pessoas que gastava horrores até com coisas que não precisava somente para dizer que tinha e isso não é nada legal, já cheguei a pagar faturas altas de cartão de crédito por ter um consumo desenfreado e isso estava virando um ciclo vicioso porque eu sentia a necessidade de gastar com qualquer coisa.

O pior é que as redes sociais ajudam nesse consumo exagerado elas estão ai exatamente para nos fazer comprar mais e mais, um novo produto, tecnologia, cabelos, skincare, roupas e parece que a cada minuto o algoritmo nos mostra o que desejamos.

Eu queria ter a cabeça(a mente), que tenho hoje com 24 anos sobre consumir demais sem precisão. Entretanto, hoje eu já tenho uma opinião e uma visão muita decidida sobre dinheiro, conto que hoje meu cartão de crédito não passa de 70 reais por mês, isso…quando eu preciso realmente usa-lo.

Precisei aprender a fazer gestão na raça.

Índice

Como ter organização financeira na era do consumismo

como ter organização financeira, como organizar a vida financeira e sair das dívidas

1. Pense no futuro

Primeira coisa é você pensar no futuro que você deseja, você quer viver no agora e gastar tudo o que tem e levar a seguinte frase o amanhã a Deus pertence, mais a responsabilidade também é sua.

Concordo, que precisamos aproveitar a vida, curtir. Porém, se você não tiver um pouquinho de cabeça e não pensar no futuro você vai se lascar, não é sobre ser mão de vaca mais é aprender gastar somente com o necessário.

2- Guarde o que você não precisa gastar

Eu sei a dificuldade que é guardar dinheiro, já passei por isso.

Indico que você comece aos poucos, uma das técnicas que uso é fazer caixinha no App da Nubank, tem como fazer caixinhas lá para cada tipo de coisa e na caixinha tem como você trancar para tirar em um determinado tempo ou de imediato e isso é muito legal.

Sempre que eu tinha cinco, dez reais sobrando eu jogava e jogo na caixinha e esqueço que ela existe. Quanto menos eu gastava mais eu podia guardar.

3. faça uma planilha dos seus gastos fixos

Fazer uma planilha dos seus gastos fixos vai expandir sua visão sobre sua organização financeira.

Com o que é certo você gastar todo mês? Gás? Luz? Água? Internet? Aluguel?

Anota tudo e vê o quanto dá. Quanto você costuma gastar no mercado? Anota.

O que sobrou? já tem como tirar alguma coisa, antes de partir para farra, gastar com coisas desnecessárias ou gastar com fast-food? Tira nem que seja 10, 20 reais.

Se você ainda não tem uma planilha super indico essa planilha financeira

4. Diminua suas dívidas

Se você comprou uma blusa mês passado, realmente tem necessidade de comprar outra esse mês? Se você comeu um lanche final de semana passado, realmente não dá para optar por uma comida saudável feita por você em casa?

Se você é de uma classe social baixa, media, é assim que ira conseguir juntar, infelizmente precisamos nos privar de ter algumas coisas para ter outras, o sistema tá aí e é nessa hora que a consciência de classe chega a água começa a bater no bumbum e junto com ela a consciência financeira.

5. Qual o seu objetivo?

Você tem algum objetivo na vida, além de querer ficar rica? 😀

Alguma experiência? comprar algo que tem um valor maior?

Lembra da caixinha que citei na dica 2? Você pode guardar o dinheiro especialmente para esse objetivo.

Agora, se você não tem objetivo, guarde seu dinheiro como fonte de emergência, nunca sabemos quando pode acontecer algo.

Veja, eu e meu esposo juntamos um bom dinheiro como emergência, só que um belo dia minhas vistas acordou irritada, parei no oftalmologista particular, fiz tratamento no particular e exames que precisaram ser feito as pressas por conta de uma doença nas vistas. Agora, imagina se nós não tivesse esse dinheiro, olha a fila do SUS para enfrentar para conseguir vários exames de olho, metade da nossa emergência naquele tempo se foi.

Então, assim se você não tem objetivo, guarde para uma emergência, isso também é pensar no futuro.

6. Não deixe a crença te dominar

Talvez, você vai ouvir muita gente falar que é doideira juntar dinheiro, guardar dinheiro, mais se essas pessoas falaram isso é porque elas tem mentalidade e nem os mesmos objetivos que você tem.

Talvez meu consumos desenfreado por volta dos meus 18 anos, foi porque não fui ensinada a guardar dinheiro, não aprendi a lidar com dinheiro nem na infância e muito menos na adolescência.

O dinheiro e cartão de crédito me dominava e depois dos meus 20 anos que fui aprender sobre investimentos, sobre a importância da emergência, sobre olhar para o futuro.

Sou classe média, as vezes preciso deixar de fazer alguma coisa para ter outra assim como você e isso não tem me impedido de juntar meu dinheiro.

Então, não deixe crenças te limitar, para de dizer que não consegue, se você está aqui é porque tem motivo.

7. Aprenda sobre investimento

Invista seu dinheiro quando der, você ganha bem mais fazendo investimentos certos, hoje já investimos e estudamos sobre investimentos.

Isso é muito importante, se você deixar na caixinha ele rende mais se você investir rende 2x mais, então tenha essa mentalidade de estudar sobre investimento.

Pegue aqui sua planilha financeira

Se você ainda não tem uma planilha financeira eu indico essa planilha para ter controle dos seus gastos , ela é realmente para quem busca domínio e organização nas finanças pessoais

Basta clicar aqui para conhecer

Chegou ao final?

Se você está aqui ainda é porque está indo pelo caminho certo, ter controle sobre suas finanças saber como organizar a vida financeira e sair das dívidas é essencial.

É hora de você dominar o dinheiro e não o dinheiro dominar você. Agora, espero um comentário seu aqui no conteúdo <3

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Solicitar exportação de dados

Utilize este formulário para solicitar a exportação de seus dados.

Solicitar remoção de dados

Utilize este formulário para solicitar a remoção de seus dados.

Solicitar retificação de dados

Utilize este formulário para solicitar a retificação dos seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados por exemplo.

Solicitar cancelamento de inscrição

Utilize este formulário para solicitar o cancelamento de inscrição do seu e-mail em nossas Listas de E-mail.