Dorama Sorriso Real é um sucesso da Netflix sobre amor e direitos trabalhistas
Atualmente, a comédia romântica coreana Dorama Sorriso Real (King the Land) passou oito semanas consecutivas no Top 10 global da Netflix.
O programa começou a ser exibido na TV coreana em junho, após o qual a Netflix o pegou e lançou seus 16 episódios semanais nos últimos dois meses. Nesse período, acumulou gigantescos 66 milhões de visualizações no streamer. Isso o coloca no mesmo nível de grandes sucessos dos EUA, como Lincoln Lawyer e The Witcher
Parece um tanto padrão dentro das comédias românticas coreanas semelhantes da pobreza à riqueza e do ódio ao amor em sua classe.
Mas as vibrações de baixo risco de King the Land são impecáveis, repletas de iluminação suave, uma trilha sonora de K-pop exuberante, personagens simpáticos e uma química contagiante entre Yoona e Junho enquanto eles navegam em seu relacionamento espinhoso em direção a um final feliz.
Entretanto, King the Land também apresenta um traço de reconhecimento sobre seu lado sombrio, neste caso, a maneira como a fantasia de riqueza, poder e privilégio da rom-com repousa sobre uma romantização da exploração do trabalho e da classe.
O Dorama ocupou um lugar interessante em um mundo onde os sindicatos , os direitos dos trabalhadores e a exploração do trabalho estão recebendo cada vez mais atenção e voz.
O romance foi construído em torno de uma fantasia de riqueza e nobreza – mas no K-drama típico, isso é complicado.
Os personagens de romances e comédias românticas perseguem o amor verdadeiro e, uma vez que o alcançam, muitas vezes encontram uma cornucópia de recompensas adicionais: uma família nuclear encontrada e/ou nova, a carreira dos sonhos, mais dinheiro, mais aventura ou estabilidade (dependendo de qual eles precisam mais), e acima de tudo uma vida mais plena.
O amor romântico neste gênero torna-se uma forma de poder – e o poder e o privilégio reais tornam-se romantizados.
A história da série Sorriso Real é quase que um clássico história da Cinderela: um personagem pobre conhece um personagem muito rico e eles se apaixonam.
Nesse cenário básico a riqueza, poder e privilégio são inerentemente benevolentes: o casamento estabiliza ainda mais a riqueza e o poder do personagem rico, o que beneficia a comunidade como um todo. O personagem rico aprendendo, através da evolução do amor, a se tornar mais digno de sua riqueza para que possa usá-la com ainda mais sabedoria.
Os dramas coreanos, no entanto, abraçaram totalmente o tropo do romance de escritório. Seus enredos tendem a ser mais estonteantemente indulgentes do que os filmes de comédia romântica americanos, repletos de clichês e tropeços de romance clássicos.
Sorriso real tem um enredo leve
King the Land ( Sorriso Real ) não é exceção: seu enredo é muito leve e gira em torno do garoto rico e mimado Gu Won (Lee) aprendendo a prestar mais atenção aos seus funcionários e a se preocupar com seu bem-estar.
O drama coreano é tipicamente autoconsciente o suficiente sobre o ponto fraco do capitalismo para não apresentar diretamente uma fantasia romântica de um senhor corporativo benevolente sem algum esforço para reconhecer que as coisas não são tão simples.
A corporação King, é uma vasta máquina construída para despersonalizar toda a experiência de trabalho e isso faz com que Gu Won se preocupe mais com seus funcionários e suas lutas não é um grande exagero; rapidamente fica claro que seu exterior brusco mascara um coração mole.
Ironicamente, ele se apaixona pela Cheon Sa-rang (Im), de olhos brilhantes, uma concierge perfeitamente profissional cujo sorriso cativante e ética de trabalho ambiciosa fazem dela a favorita dos hóspedes.
Para Gu Won, essas são as armadilhas falsas e insinceras de uma falsa fachada corporativa. Sa-rang, no entanto, queria trabalhar nos hotéis King desde criança e por sua dedicação, ela é recompensada por trabalhar no mais alto nível de concierge – o lounge King the Land VVIP, literalmente no último andar.
A ideia de que um trabalho de atendimento ao cliente possa ser uma vocação é em si uma fantasia do capitalismo, mas King the Land ( Sorriso Real ) deixa claro que a realidade é muito mais sombria.
Sa-rang e suas dois melhores amigas são constantemente exploradas, intimidadas ou assediadas por seus clientes, gerentes e colegas de trabalho.
Quando Sa-rang quase morre porque foi enviada em uma viagem de trabalho fisicamente angustiante, os chefes da empresa não querem desperdiçar o dinheiro que seria necessário para salvar sua vida.
O trabalho penoso e a pressão corporativa para aumentar o desempenho são implacáveis. Quando Sa-rang finalmente atinge o auge de sua profissão, ela descobre que o trabalho que lhe foi confiado é totalmente desumanizante, durante a série ela também recebe a ordem de vestir um uniforme de empregada doméstica e desempenhar o papel de serva silenciosa da família Gu.
Na série é abordado o primeiro problema com grandes quantidades de cenas deslumbradas do casal sendo fofos e intermináveis montagens de flashback das cenas românticas deslumbradas que você acabou de assistir. Há fogos de artifício de drones e passeios de carnaval, muitas brincadeiras e uma sessão de amassos quentes sob um sistema de alarme de sprinklers. É encantador.
Ao longo da série, Gu Won tem procurado informações sobre o que aconteceu com sua mãe, que trabalhava para o King Hotel, casou-se com seu pai enquanto trabalhava, mas foi banida abruptamente e mandada embora por razões desconhecidas, após o que quase todos os registros de sua história com o hotel foram apagadas.
Em seu penúltimo episódio, ela aparece abruptamente para um confronto e uma tentativa de reconciliação com pai e filho.
Durante seu primeiro encontro, o pai de Gu Won solta casualmente esta bomba: sua mãe foi expulsa da família, não por nenhum dos escândalos habituais dos dramas K, mas por tentar iniciar um sindicato.
A certa altura da série, Gu Won surpreende a força de trabalho ao distribuir bônus em dinheiro. Quando seu surpreso assistente lhe pergunta por que ele não optou apenas pelas pequenas regalias habituais, ele responde que quando realizou uma pesquisa com os trabalhadores, a maioria deles disse que queria dinheiro. Então ele deu a eles o que eles queriam.
No entanto, para ter sucesso, a maioria dos dramas K também precisa refletir as normas culturais socialmente conservadoras de seu país de origem.
Ouvir os trabalhadores, ao que parece, pode ser surpreendentemente eficaz. Se ao menos houvesse alguma forma estruturada de fazer com que suas vozes fossem ouvidas.
Onde assistir dorama sorriso real
Se você está procurando onde assistir dorama sorriso real está disponível na Netflix.
E aqui no brasil ele ainda está em Top 10.
Sorriso Real dorama assistir online no megaflix
0 Comentários